Treino com dedicação
Treino com dedicação
Profissionalismo
Profissionalismo
Equipa motivada
Equipa motivada
Saiba Mais

Textos informativos!

Saiba informações úteis sobre o kickboxing, como ainda as suas técnicas bases. 

O que vestir para este ...

By Kickboxing da Maia

12 maio 2013

Category: Textos

O que vestir para este ...

O que vestir para este desporto?

Instruções

Esteja atento as instruções específicas sobre que roupa deve vestir antes de praticar o kickboxing. Está academia exige que compre uma t-shirt da Academia específica ou leve uma ...

Aspetos positivos e ...

By AKDM Maia

12 maio 2013

Category: Textos

Aspetos positivos e ...

Aspetos positivos e negativos do kickboxing

Informações Gerais

O kickboxing é um exercício cardiovascular que oferece muitos benefícios, bem como algumas consequências negativas. Este tipo de treino que combina aeróbica, boxe e artes ...

Colocar banda nas mãos ...

By AKDM Maia

12 maio 2013

Category: Textos

Colocar banda nas mãos ...

 Colocar banda nas mãos para o kickboxing

Informações úteis

Os pés de um lutador de kickboxing estão frequentemente protegidos de lesões por sapatos acolchoados, mas suas mãos exigem uma proteção mais sofisticada. Por serem ...

Dicas para um treino de ...

By AKDM Maia

12 maio 2013

Category: Textos

Dicas para um treino de ...

Dicas para um treino de kickboxing

Informações importantes

Dicas para um treino de kickboxing, que ajudam um lutador a aumentar a força e melhorar a velocidade de pé e mão. Kickboxers usam os treinos para trabalhar as ...

Alimentação de um ...

By AKDM Maia

12 maio 2013

Category: Textos

Alimentação de um ...

Alimentação de um kickboxer

Informações

A maioria das pessoas em dieta acabam por recuperar o peso perdido e depois ganhar também alguns quilos extras, e esta variação pode aumentar as suas hipóteses de desenvolver ...

Aspetos positivos e negativos do kickboxing

Aspetos positivos e negativos do kickboxing

Informações Gerais

O kickboxing é um exercício cardiovascular que oferece muitos benefícios, bem como algumas consequências negativas. Este tipo de treino que combina aeróbica, boxe e artes marciais, incluindo pontapés, socos e outros movimentos, possibilita que o praticante entre em forma, obtenha um corpo saudável, construa força e coordenação. Enfim, o kickboxing é considerado um desporto completo para o corpo inteiro.

 

Processo

Geralmente, uma aula de kickboxing se inicia com um período de aquecimento entre 15 e 25 minutos, que consiste em vários tipos de atividades de alongamento, saltar à corda e aquecimento das articulações. Em seguida passa as combinações de movimentos que incluí pontapés e socos são introduzidos gradualmente. Muitas academias oferecem também um tempo para utilizar o saco, de forma a aumentar a resistência e aproximar a um contacto mais real. Geralmente, são três vezes por semana, e as aulas duram em torno de 60 a 90 minutos. Os últimos 10 minutos são utilizados para esfriar o corpo e depois efetuam-se alongamentos. É importante beber pouca água durante o treino, de forma a evitar uma indisposição. No final, para manter o corpo hidratado durante o treino é permitido beber sem problemas. Além disso, é importante usar roupas confortáveis.

 

Aspetos positivos

O kickboxing oferece muitos benefícios por combinar movimentos simultâneos de braços e pernas. Uma aula típica de kickboxing, que dura cerca de uma hora, pode ajudar uma pessoa a queimar 500 calorias ou mais. Os desportos de alta intensidade ajudam a criar resistência e força nos praticantes. Devido ao praticante utilizar movimentos simultâneos, essa atividade acaba queimando mais calorias por hora do que muitos outros tipos de treinos. Além disso, o kickboxing também beneficia a circulação e a respiração de uma pessoa. Esses efeitos positivos ajudam a melhorar o corpo e o coração, pois através desses exercícios o músculo cardíaco fica mais forte, o que ajuda a combater a diabete e as doenças cardíacas. Essa atividade desenvolve a força, ajuda as pessoas a perderem o excesso de peso, aumenta a resistência e auxilia no aumento dos níveis de energia.

 

Benefícios mentais

O kickboxing não proporciona somente um corpo saudável, mas também estimula o praticante a ter uma mente saudável. Ele ajuda a aliviar o “stress”, aumenta a confiança e a autoestima. Além disso, os participantes aprendem a se defender.

 

Aspetos negativos

Antes de alguém começar a treinar kickboxing, deverá consultar o médico para receber a aprovação de que está apto para fazer atividades físicas. Pessoas que sofrem de artrite, dores nas costas ou problemas nas articulações não são recomendadas para esse tipo de atividade. Na verdade, esses problemas aumentarão se a pessoa decidir se arriscar. Outro efeito negativo do kickboxing são os iniciantes que querem se aprofundar rápido demais. Esse desporto deve ser uma atividade gradual, dando tempo para o corpo se acostumar. Os kickboxers também devem ter cuidados para não estender demasiadamente as suas articulações durante os exercícios. Nessa atividade, as lesões são comuns, principalmente em iniciantes.

 

Alimentação de um kickboxer

Alimentação de um kickboxer

Informações

A maioria das pessoas em dieta acabam por recuperar o peso perdido e depois ganhar também alguns quilos extras, e esta variação pode aumentar as suas hipóteses de desenvolver hipertensão, diabete e doenças cardíacas. Os Kickboxers conseguem manter um peso saudável, de acordo com o seu tipo de corpo, permanecendo ativos e comendo alimentos nutritivos. A dieta de um kickboxer é equilibrada e projetada para promover a tonificação, aumento de energia muscular, diminuir a gordura e acelerar o tempo de recuperação de lesões.

 

Líquidos

A água é o líquido número um e mais importante entre as bebidas de um kickboxer, ajudando ao longo de todas as funções do corpo. Não tem que afogar-se com água, simplesmente beba água durante todo o dia. Não espere para beber apenas quando tiver sede, todos os atletas são bem hidratados, especialmente antes de um evento. Enquanto frutas e sumos de vegetais fazem bem, é melhor hidratar-se com água e comer vegetais e frutas inteiras. O leite livre de gordura é uma boa fonte de proteína e cálcio e pode ajudar aos kickboxers a diminuir a sua gordura corporal.

 

Alimentos

Alimentos naturais são os melhores para os kickboxers. Coma em abundância cereais integrais, arroz integral, pães de trigo e massas, arroz, feijão, carnes magras, peixe, ovos, claras de ovos, batatas, frutas e legumes, e também alimentos de época, como pimentão verde, cebola, orégão, limão, alho e coentro. Também não há problema em comer maionese de baixo teor de gordura, queijo e iogurte.

 

Alimentos a evitar

Kickboxers devem evitar o chá, café, álcool e bebidas com açúcar que sejam estimulantes e possam afetar o ritmo do seu corpo. Se não quiser evitar completamente essas bebidas, reduza e limite a sua ingestão e fique longe de açúcar e alimentos açucarados, manteiga, molhos, alimentos gordurosos e de qualquer alimento que tenha um teor elevado de sódio.

 

Preparação e refeições

Kickboxers comem alimentos que são grelhados, cozidos, assados, cozidos no vapor ou no micro-ondas, evite alimentos que sejam fritos. Adicionar óleo no seu alimento significa que adiciona calorias extras e gordura saturada. Kickboxers tomam pequeno-almoço diariamente, o seu almoço é menor que o pequeno-almoço e o jantar deve ser a menor refeição do dia. Eles também, às vezes, optam por comer várias pequenas refeições ao longo do dia. Comer mais vezes ao longo do dia pode-lhe ajudar a perder peso, uma vez que o seu corpo armazena menos gordura se for alimentado a cada três horas, mas lembre-se de não comer até quatro horas antes da hora de dormir, fazê-lo significa que a comida não será digerida ou processada.

 

Mentalidade do kickboxer

É importante reconhecer e responder às suas pistas internas quando quiser comer, sendo particularmente importante para os atletas e desportistas regulares se sintonizar com os sinais do seu corpo. Ignore a pressão dos amigos e as imagens da televisão e determine quais são os alimentos que lhe irão preparar para a boa forma, e pense no que realmente deseja. Determine se o seu corpo deseja algo quente, frio ou na temperatura ambiente, crocante, mastigáveis, doce, amargo, salgado ou picante. Talvez necessite de líquido em vez de comida. Remova todas as mensagens que inibirão os seus objetivos de manter um peso saudável e ser um kickboxer de sucesso.

 

Movimentos e exercícios básicos do Kickboxing

Kickboxing

Informações

O kickboxing é um desporto de contacto onde os atletas usam pontapés e socos para ganhar pontos ou nocautes. A luta de contacto completo pode ser perigosa, mas as técnicas de kickboxing podem ser usadas num treino cardiovascular sem o confronto com outro oponente. Uma das vantagens de usá-lo como um exercício é que ele pode ser mais divertido e atrativo do que fazer uma atividade com pouca variação, como correr ou andar de bicicleta.

 

Direto à cara "Jab to face".

Jab to face

 

O "jab" é uma das técnicas de soco mais básicas usadas no kickboxing. É um soco rápido e reto, dado com a mão que corresponde ao pé da frente. Por exemplo, se estiver numa posição em que o seu pé esquerdo fica para a frente, desfere o "jab" com o seu braço esquerdo. Este golpe tem a intenção de acertar o rosto do oponente, então o braço que será usado deve ficar na altura da cabeça durante o movimento.

 

Direto da mão direita à cara "Direct right hand to face".

Direct right hand to face

O cruzado é um soco reto dado com a mão que corresponde ao pé de trás. Se está com o pé esquerdo para frente, deve dar um cruzado com a direita. Quando desferir este golpe, o soco deve ir mais longe do que o "jab" para atingir o alvo, o que faz com que ele seja mais lento, mas isso dá-lhe mais poder. Rode o seu quadril e gire o tronco na direção do soco, para aumentar a força da técnica.

 

Gancho à cara "cross to face".

cross to face

O gancho é um soco dado pelo lado, com o cotovelo dobrado, que tem como alvo a lateral da cabeça ou tronco do oponente. Ele é desferido usando o punho da frente, como no jab. Para dar um gancho, passe o peso para o pé da frente e gire o corpo em direção ao alvo, rodando o quadril e a planta do pé, girando o braço que vai dar o soco paralelo ao chão.

 

Pontapé frontal ao tronco "Middle front kick".

Middle front kick

O pontapé frontal é agudo e desferido diretamente para frente, com o pé perpendicular ao chão. Ele tipicamente tem como alvo a secção abdominal ou da virilha de um oponente. Dar um pontapé frontal traz o joelho à frente da barriga e um movimento rápido levanta a canela e o pé, fazendo com que a perna seja impulsionada para frente.

 

Circular ao tronco "Round house middle kick".

Round house middle kick

O pontapé circular descreve uma curva e usa a canela ou o pé para acertar o oponente. Ele pode ter como alvo as pernas, tronco ou cabeça. Para fazer um pontapé arqueado, mude o peso para a perna de suporte, levante a de chute e gire o quadril na direção do alvo, deixando que ela descreva um arco horizontal.

 

Exercícios

As técnicas de kickboxing podem ser usadas no ar para treino e exercícios cardiovasculares (conhecido como "shadowboxing"). Pode usar pesos leves nas mãos ou luvas, para que os socos ganhem mais resistência. Para conseguir uma experiência ainda melhor com estas técnicas, use as luvas completas e dê socos e pontapés num saco de areia.

 

 

Colocar banda nas mãos para o kickboxing

 Colocar banda nas mãos para o kickboxing

Informações úteis

Os pés de um lutador de kickboxing estão frequentemente protegidos de lesões por sapatos acolchoados, mas suas mãos exigem uma proteção mais sofisticada. Por serem responsáveis por bloquear e também por dar golpes, as mãos estão sujeitas a uma punição maior durante uma partida de kickboxing. É, portanto, importante para um lutador comprar banda de mão, específicas para o desporto e, então, colocá-las corretamente para receber a maior proteção possível.

 

Instruções

1.       Passe o laço por cima do seu polegar e coloque o resto da banda em cima da parte de trás da sua mão. As bandas padrões têm 3 m de comprimento com um laço de um lado e uma parte de “velcro” do outro lado.

2.       Passe a banda por cima dos seus dedos e através da sua palma. Embrulhe o pano em volta das suas palmas três vezes. Isso fornece proteção para os ossos menores na parte superior da sua mão.

3.       Vire a banda para baixo e passe-a em volta do seu pulso três vezes.

4.       Passe a banda por cima da sua palma e em volta dos seus dedos e, em seguida, para baixo em volta do pulso novamente. Dessa forma, a banda vai para cima do polegar numa volta e ao redor do pulso na volta em seguida.

5.       Feche o punho. Se conseguir fechar a sua mão apertadamente sem enterrar as unhas na palma da mão, colocou a banda corretamente. Enrole as últimas partes da bandagem em volta do seu pulso e, em seguida, pressione a peça de “velcro” contra a banda para deixá-la no lugar certo.

 

YouTube

 

Fotos

Colocar banda nas mãos para o kickboxing Colocar banda nas mãos para o kickboxing Colocar banda nas mãos para o kickboxing
Colocar banda nas mãos para o kickboxing Colocar banda nas mãos para o kickboxing Colocar banda nas mãos para o kickboxing
Colocar banda nas mãos para o kickboxing Colocar banda nas mãos para o kickboxing Colocar banda nas mãos para o kickboxing
Colocar banda nas mãos para o kickboxing    

 

 

YouTube!

Aceda aos nossos vídeos e subscreva o canal de YouTube.

 

Equipa!

Todos os instrutores orgulham-se em guiá-lo, passo a passo, através do treino.

Luís Delalande

1991/1993 - Campeão Nacional de Light kickboxing. Formação: 2008 - Estágio (Kickboxing) orientado por Ramon Dekker, Fred Royers, Rob Kaman, Gil Felício e Victor Gomes.

Luís Delalande

5.º DAN Kickboxing
Alfredo Pereira

2007 - Campeão Nacional de Light kickboxing/Vice-Campeão Regional de Light kickboxing. 2002 - Campeão Regional de Light kickboxing. 1999 - Campeão Regional de Light kickboxing. Formação 2010 - Estágio (K1) orientado por Giorgio Petrosyan. 2009 - Estágio (Full-Contact e K1) orientado por Carlos Ramjanali e Manuel Teixeira. 2008 - Estágio (Kickboxing) orientado por Ramon Dekker. 2007 - Estágio (Kickboxing) orientado por Andy Sower. 2001 - Estágio (Muay-thai) orientado por Alberto Costa.

Alfredo Pereira

4.º DAN Kickboxing
Cris Mota

2019 - Campeã Regional e Nacional de Low-kick. 2018 - 2.º lugar - Taça Portugal. 2017 - Campeã Regional e Nacional de Light Kickboxing. 2016 - Campeã Nacional de Light Kickboxing, 3.º Lugar Campeonato Regional. 2015 - Vencedora Gala Feminina / Campeã Regional de Light kickboxing. 2011 - Campeã Regional de Light kickboxing. 2010 - Vice-Campeã Regional de Light kickboxing. Formação 2007 - Estágio (Kickboxing) orientado por Andy Sower.

Cris Mota

3.º DAN Kickboxing
Miguel Barbosa

Formação - Praticante de Kickboxing desde 1991.

Miguel Barbosa

1.º DAN Kickboxing